sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Matutina Meiapontense

O Matutina Meiapontense foi o primeiro jornal de Goiás, editado pela primeira vez em 5 de março de 1830, no distrito de Meia Ponte (atualmente, Pirenópolis). A história do Matutina Meiapontense reflete a luta dos jornais brasileiros oposicionistas à dominação portuguesa. Em 1829, o Presidente da Província de Goiás, Marechal Miguel Lino de Morais encaminhou um ofício ao império solicitando a instalação de uma tipografia em Goiás. O império não autorizou o feito, de modo que no mesmo ano, o Comendador Joaquim Alves de Oliveira, comandante geral do Distrito de Meia Ponte, um dos homens mais ricos do seu tempo, em desagravo à retaliação do Imperador, comprou, com recursos próprios, uma tipografia no Rio de Janeiro, que foi instalada em Meia Ponte. No ano seguinte, o primeiro número do jornal Matutina Meiapontense trazia o seguinte texto assinado por Miguel Lino de Morais:
A liberdade da imprensa não é considerada como sustentáculo dos governos bem constituídos, senão por que oferece meios para a instrução geral, porquanto é esta que estabelece uma base à segurança e obrigações do cidadão; é ela que faz amar a justiça, respeitar as autoridades e obedecer às leis: um povo instruído, vendo a necessidade da Nação abraça e sofre, sem murmurar, os impostos; considera o governo , como o seu maior bem e aborrece o homem sadicioso e turbulento, como o maior inimigo da sociedade: não entra, pois, em dúvida que a instrução seja a melhor e a maior garantia dos governos constitucionais (...) Talvez pareça mais que audácia o pretender eu oferecer aos meus patrícios goianos um periódico em um Arraial, se quem que o mais populoso da Provincial, falto todavia de comunicações, por estar situado fora da estrada geral e distante de Goiás 26 léguas, para onde unicamente tem um correio mensal; talvez haja mesmo quem diga, que a empresa é superior às minhas forças e que não calculei a tarefa que me impus; eu concordo com todos e é mesmo porque reconheço a pobreza dos meus talentos, que nenhum outro nome me pareceu tão análogo a este periódico, como Matutina, cuja luz muito pouco clareia, mas como se lhe pode negar ser a precursora do dia, creio que assim mesmo irei dissipando as trevas, até que Espíritos Iluminados queiram espalhar suas luzes .
Além dos ideários liberais, percebe-se claramente a presença de um discurso iluminista no texto do Matutina Meiapontense, que acabou influenciando na escolha do seu nome. A Matutina teve duração de quatro anos, num total de 526 exemplares. Sua abrangência extrapolava os limites do Estado de Goiás, adentrando-se no Mato Grosso. Em março de 1836, o Presidente da Província José Rodrigues Jardim comprou a tipografia da Matutina, dando início à criação da imprensa oficial em 1837, na cidade de Goiás, através do Correio Oficial de Goiás.
A partir do número 179, de 21 de maio de 1831, a Matutina passou a trazer no cabeçalho as seguintes frases: “Os Reis só são legítimos quando governam com a Constituição” e “O Direito de resistência é direito público de todo povo livre”, que expressam uma ação política da imprensa nacional que ganhou força e destaque nas lutas pela Independência.

2 comentários:

rosicler disse...

OI BOA TARDE MEU NOME É ANTUNES,E GOSTARIA DE SABER SE ESTE,TEXTO QUE VOCÊ COLOCOU É TODO O CONTEUDO DO JORNAL DA 1 EDIÇÃO DO VOLUME 1 DO ANO DE 1830.SE NÃO COMO FAÇO PARA VER O RESTANTE. POIS ESTOU CURSANDO DIREITO E PRECISO FAZER UM TRABALHO.ESTIVE TENTANDO BUSCAR,NO MUSEU DO RIO DE JANEIRO MAS NÃO CONSEGUI.O MEU EMAIL É ANTUNES19671@GMAIL.COM.

antcaix disse...

No Instituto Histórico e Geográfico de Goiás tem a coleção completa!