sexta-feira, 23 de novembro de 2007

História da Imprensa Esportiva em Goiás

Pouco se sabe da história da imprensa esportiva em Goiás. A profissionalização do futebol goiano ocorreu quando Goiânia tornou-se a capital do Estado. O primeiro time que surgiu em Goiás foi o União Americana Esporte Clube, em 28 de abril de 1936. No entanto, o time teve vida curta.
A imprensa esportiva goiana surgiu no amadorismo, na necessidade de fazer a cobertura dos times de Goiânia. O Atlético Clube Goianiense nasceu em 2 de abril de 1937. O Goiânia Esporte Clube foi fundado em 28 de julho de 1938 por Ademar Martins Vieira.
Quando a cidade de Goiânia começou a despontar no cenário nacional, surgiram os principais clubes goianos. O Goiás Esporte Clube nasceu em 6 de abril de 1943, e o primeiro presidente do clube foi Osório de Oliveira. Já o Vila Nova Futebol Clube foi fundado em 29 de julho de 1943. Francisco Ferraz de Lima foi o primeiro presidente do time.
Nesse mesmo período da história goiana surgiram times de futebol no interior do Estado, como o CRAC em Catalão, o Anápolis Futebol Clube e a Anapolina em Anápolis, Goiatuba, Itumbiara e Rio-Verdense. Com o surgimento desses clubes, houve a necessidade de uma imprensa esportiva, que por meio do rádio, faria a cobertura das equipes em todo o Estado.
O primeiro Campeonato Goiano de Futebol foi disputado em 1944, com o Atlético Clube Goianiense levantando a taça de campeão e o vice-campeonato ficou com o Goiânia Esporte Clube.
Desde o período do amadorismo até os dias de hoje, a imprensa esportiva goiana sempre foi atuante, cobrindo o esporte goiano (principalmente o futebol), contribuindo assim para a consolidação da crônica esportiva no Estado. Com o apoio da Internet, a imprensa esportiva goiana cresceu muito, incluindo em seu currículo coberturas de eventos internacionais, como por exemplo, a Copa do Mundo de Futebol.
Nomes como Manoel de Oliveira e Édson Rodrigues, pioneiros do jornalismo esportivo goiano, permanecem ativos na profissão até hoje, o que comprova de certa maneira, que mesmo com a consolidação da crônica esportiva no Estado, não há muita renovação na imprensa esportiva goiana. Mas isto é uma outra história!


Hugo Faria
Paulo Henrique Almeida

Nenhum comentário: